Informações

Localização

O Vale do Matutu é um local ideal para a prática do Ecoturismo. Recomendamos trazer sapatos e roupas confortáveis e adequadas para caminhadas, roupa de banho, chapéu ou boné, filtro solar, garrafa d’água, lanterna, mochila de passeio e um agasalho de acordo c/ a estação do ano.

Estamos localizados a 17 kms de estrada de terra de Aiuruoca, aproximadamente 40 minutos  e  a 800 mts do Casarão do Matutu, centro de informações para os visitantes, local de onde partem a maioria dos passeios e próximo de onde ficam os restaurantes, as lojas de artesanato local, Cooperativa de Produtos alimentícios, Mercadinho do Vale e a Cachoeira das Fadas.

Os restaurantes locais ficam abertos para o almoço até as 16 hs, atendem em meio de semana,  apenas com reserva (exceto em alta temporada), estão localizados  de 500 e a 2500 metros da Pousada. Nenhum estabelecimento aqui trabalha com cartão de crédito/débito por causa da instabilidade de sinal telefônico na área rural.

 Agências Bancárias  na cidade de Aiuruoca: Banco Bradesco e CEF (Lotérica).

Operadoras de celular (na cidade): Vivo

Carros chegam até a sede da pousada a 50 metros do estacionamento. Os chalés ficam a 100 metros da sede. Na estação mais chuvosa (Verão) a estrada de terra pode em alguns momentos, ficar em condições difíceis para carros comuns transitarem. Caso seja necessário, organizamos o traslado da cidade até aqui, cobrado à parte.

Ficamos num refúgio de montanha onde a topografia tem muitos aclives e declives.

O perfil do local não é para pessoas com dificuldades de locomoção ou cadeirantes.

 Estamos inseridos numa Área de Reserva Ambiental, no entorno de um Parque Estadual com muitos animais silvestres, evitando interferir neste habitat, não aceitamos animais domésticos.

Coordenadas do Google Earth: -22° 5′ 0.64″, -44° 39′ 3.71″

Na Pousada celular não funciona, não temos Tv, frigobar, Internet wi-fi nos quartos, apenas nas áreas sociais do Restaurante. Nossa proposta é de se desconectar das tecnologias e se reconectar à natureza.

O imponente Pico do Papagaio é avistado logo na entrada de Aiuruoca. O Matutu fica do lado oposto desta vista, onde é vislumbrada a outra face do Pico em frente ao morro da Cabeça do Leão formando a silhueta de um “portal”. Quando ele é atravessado, entra-se para o cotidiano da montanha que segue um ritmo diferente da velocidade das cidades. Em harmonia com esta frequência, a Pedra Fina foi sendo lapidada até se transformar numa Jóia Rara da Mantiqueira!

 

Como chegar :

SAINDO DE SÃO PAULO

Existem dois caminhos, cerca de 350 km
Pela Dutra: depois de Cachoeira Paulista, entrar na rotatória de Cruzeiro siga pela 1.ª saída para a rampa Rod. Hamilton Vieira Mendes continue até Estr. Mun. Cachoeira Paulista – Cruzeiro segue pela via que passa ao lado desta cidade em direção à Itanhandú, Passa Quatro, Caxambu, Aiuruoca.
Pela Fernão Dias: 20 km após a entrada de Pouso Alegre/Sta Rita do Sapucaí, siga até o Km 322 (saída p/ Heliodora, Natércia e Circuito das Águas, via MG-456) vá até Lambari, pegue a saída p/ Caxambu, BR-267, sentido Juiz de Fora. Outra opção é seguir até o trevo de Campanha, entrada 775 A na placa de indicação: “Circ. das Águas-MG” dali siga até Caxambu e pegue em direção à Juiz de Fora.
Saindo do Rio de Janeiro:

SAINDO DO RIO DE JANEIRO

Para quem vem do Rio de Janeiro (320 km), o caminho mais fácil é pela BR-040, subir a serra de Petrópolis e entrar na BR-267, na altura de Juiz de Fora, sentido Ibitipoca, Caxambu/Circuito das Águas.
Outro caminho é entrar em Volta Redonda na primeira entrada da Dutra, seguir até o Supermercado Spani(10 km), no sinal virar à esquerda p/ Aterrado/Estadio da Cidadania, seguir pela principal Av. 7 de Setembro, passar pelo viaduto, ponte Hospital Evangélico, entrar bairro Voldac e pegar trevo para Santa Cruz ir até Nossa Sra do Amparo, Sta Isabel do Rio Preto, Sta Rita do Jacutinga, Bom Jardim de Minas e BR-267 sentido Aiuruoca/Caxambu.

Saindo de Belo Horizonte

De Belo Horizonte são 410 km seguindo Pela Fernão Dias, no sentido São Paulo, até a cidade de Campanha (saída 762-B, depois de Três Corações ou cortar caminho entrando nesta cidade) pegando a BR-267 no sentido Caxambu – Circuito das Águas. De lá seguir no sentido Juiz de Fora até o trevo de Aiuruoca.
Outro caminho é pela Estrada Real (360 km): Pegue a BR-040 sentido Rio de Janeiro, entre em São João Del-Rey, siga em direção à Lavras entre onde tem a indicação Caxambu – Circuito das Águas. Vá até Cruzília entre na BR-267 e siga no sentido Juiz de Fora até o trevo de Aiuruoca.

De Aiuruoca até o Matutu:

Entrar na cidade e seguir pela mesma rua que é a principal (a direita da igreja matriz) até no fim onde começa a estrada de terra e tem um telhado com placas, dali são 17 km até o Matutu, cerca de 40 minutos. Após 6 km entrar à direita na bifurcação que tem outro telhado com placas e a indicação MATUTU, andar 10 km e chegar no Casarão do Matutu, fim da estrada principal, pegar a estrada à direita seguindo as placas mais 800 m até a Pousada.

TARIFAS E CONDIÇÕES

Crianças abaixo de 3 anos com 2 adultos no mesmo chalé não pagam. Não disponibilizamos berço nos chalés.
Crianças de 3 a 11 anos com 2 adultos no mesmo chalé cobramos meia diária de um adulto.
Crianças a partir de 12 anos, cobramos como um adulto.
O valor da diária para uma pessoa é a metade do valor do casal mais 50%.
O chalé pode acomodar até 4 pessoas. O 3º e 4º leito são sofás-cama mais baixos e estreitos que camas de solteiro.

Concedemos desconto de 10% para o 3º e 4º leito do chalé.

Diárias incluem café da manhã e jantar- um caldo com torradas, patê ou outro acompanhamento, chá e biscoitos caseiros.

O horário do check-in e do check-out é as 11:00 horas, com tolerância de até uma hora. A permanência na Pousada após o horário do check-out e a chegada após o horário limite do check-in que é até as 23:00 horas, implicará na cobrança de uma taxa adicional de 5% do valor de uma diária de dias comuns por hora. Acima de 4 horas é cobrada meia diária a mais.

Em feriados, período que trabalhamos com pacotes fechados, não será descontado o valor das diárias que porventura não sejam consumidas pelo hóspede. Em outras datas, estando o hóspede na Pousada e optar pela desistência parcial da totalidade dos dias contratados, será cobrado 50% do valor das diárias não consumidas, para ressarcimento de despesas da Pousada.

Política de cancelamento:

EM FERIADOS: O cancelamento de reservas em feriados deverá ser 15 dias antes do início do período contratado pelo hóspede. A reserva poderá ser remarcada com o mesmo número de diárias para uma data futura, em até 6 meses após a primeira data reservada, exceto para outros feriados nacionais. Após este período, não haverá remarcação da reserva.
EM OUTRAS DATAS o prazo para cancelamento de reservas deverá ser 10 dias antes do início do período contratado pelo hóspede, nas mesmas condições de feriados. Após este período, não haverá remarcação da reserva. Em caso de “NO SHOW” (não efetuar o cancelamento no prazo estipulado) não haverá remarcação da reserva e será retido o total do valor depositado pelo hóspede para ressarcimento de despesas da pousada. Em caso de devolução é descontada uma taxa administrativa de 5% do valor de uma diária de dias comuns.

Reservas
Sua reserva será concluída após contato da pousada confirmando a disponibilidade e valores para depósito.
Reservas na pousada:
RESERVAMOS PREFERENCIALMENTE POR E-MAIL OU WHATSAPP JÁ QUE ÀS VEZES TEMOS INSTABILIDADE DE SINAL COM O TELEFONE AQUI NA ÁREA RURAL.
Trabalhamos com reservas antecipadas.
A confirmação da reserva se dará mediante depósito bancário antecipado de 50% do valor total dos dias contratados. Os 50% restantes deverão ser pagos no final da estadia em cheque,em espécie ou transferência via internet.
Após a solicitação da reserva, o comprovante de depósito deverá ser enviado por e-mail ou Whatsapp para identificação do depositante em até 24 horas. Passado este prazo e não se confirmando o depósito o chalé solicitado será desbloqueado.
O recebimento do depósito e a reserva serão confirmados através de e-mail ou Whatsapp enviado pela pousada em até 24 horas, prazo para a compensação bancária.

Dúvidas

Fale Conosco

Informações

13 + 11 =